domingo, outubro 30, 2005


Aê cambada, todo mundo quieto que hoje o Tio vai falar sobre Star Wars e todo mundo sabe como eu fico quando me interrompem, especialmente quando eu estou falando sobre Star Wars.

-Mas tio...

-Grr (ligo a motoserra)

-...

Bem, eu acho que prometi a vocês, queridos leitores (se há algum), um post com uma explicação (ou com uma pálida tentativa de explicar) o sentido das cores nos sabres de luz em Star Wars, então vamos lá. Eu andei pesquisando na internet e tirei alguns conhecimentos de um jogo chamado Star Wars: Knights of The Old Republic, ou simplesmente Kotor, como é conhecido.

Duas vertentes de idéias sobre as cores vieram a mim através desse "estudo":

Primeiro: a natureza-Os cristais de sabres de luz mudariam suas cores de acordo com os ambientes/sistemas onde fossem encontrados. de acordo com o elemento natural predominante, a cor seria dada. Assim fica:

-azul: céu, lugares altos

-verde: natureza, lugares ricos em vegetação (como o pântano de Dagobah)

-amarelo/laranja: sol, luz

-roxo: pôr-do-sol, crepusculo

Os vermelhos ficariam por conta da impaciência dos sith em procurar cristais, que os levaria a sintetizar.

obs.: Adi Mundi, sendo jedi carrega um sabre vermelho pelo mero fato de ter encontrado um cristal vermelho. Essa é a explicação natural

Segunda: o posto -essa explicação é passada no jogo Star Wars: Knights of The Old RepublicAs cores dos cristais que compões os sabres seriam dadas pelo posto ocupado pelo Jedi (mas essa fica um tanto vazia diante de outras coisas mostradas no jogo, como a possibilidade de troca do cristal à vontade e a presença de cristais que não representam nada) seria mais ou menos:

azul: guardião (jedi que mata primeiro, pergunta depois)

amarelo: sentinela (jedi que vigia e analisa, estuda técnicas e situações)

verde: cônsul (sempre procura o diálogo antes de qq coisa, atua como embaixador). Como já visto, essa explicação omite os sabres roxos, vermelhos e laranjas, mas tem bastante a ver com a atitude de Luke Skywalker nos filmes.

Essas explicações estão de acordo com o que seria dentro da mitologia Star Wars, mas tudo tem uma razão de ser quando um projeto está sendo criado, logo eu andei pensando e observei uma possível relação para os motivos artísticos das cores: Star Wars foi idealizado numa época de Guerra Fria, e seus signos refletem isso claramente, então por que não os sabres, que são símbolos fortíssimos das personagens mais importantes? Azul, na ideologia do mundo livre, significa a própria Liberdade (da trilogia azul: liberdade, branco: igualdade e vermelho: fraternidade), que os americanos sempre usaram como princípio fundamental que deveria ser defendido de qq maneira.O vermelho, obviamente ficaria para os comunas, "comedores de criancinhas" que vivem sob uma bandeira vermelha. O verde, bem, o verde poderia ser o próprio poder econômico, acho que todo mundo já viu de que cor é uma nota de dolar =D

Um comentário:

Alexman26 disse...

Cara vc foi a fundo mesmo quando fez esse estudo sobre os sabres, será que você pensou na possibilidade dos jedis comerem sanduichinhos de presunto? Ou do batiman aparecer a qualquer momento dizendo que é bicha (igual a você)? Bem fica ai a pergunta que não quer calar, você estaria abusando do poder do presuntinho? Ah, sim, presuntinho é o teu cú!!!